Dom08202017

Last update03:03:17 PM

Esclarecimento ao jornal Destak - Espiritismo é coisa séria

Exmº Sr. Director do Jornal Destak
 
 As nossas mais cordiais saudações.
 Foi com espanto e até incredulidade que lemos na vossa edição de 24 de Março de 2010, pag. 16 e 17, uma peça intitulada "Será que os espíritos das trevas nos podem perseguir?", da autoria do Arcebispo Dom Armando Monteiro, que faz ali a apologia do exorcismo, e identificando a Doutrina Espírita (ou Espiritismo) com algo que não tem a ver com a realidade.
 Nesse sentido, e certos de que dentro da deontologia profissional que vos caracteriza, pugnam pela correcta informação, e pelo respeito pelos vossos leitores, vimos solicitar o seguinte esclarecimento, com o mesmo destaque que a referida peça teve:
 
 1 - Nesse artigo, Armando Monteiro refere "As diversas condenações ao espiritismo na Sagrada Escritura".
 Tal afirmação denota falta de conhecimento, pois a Doutrina Espírita (ou Espiritismo) aparece em 1857, como uma doutrina de tríplice aspecto (ciência, filosofia e moral), logo não poderia estar referida nas "Sagradas Escrituras".
 2 - O Espiritismo nada tem a ver com superstições, crendices, magias, bruxarias, adivinhações, feitiçarias.
 O Espiritismo é um amplo movimento cultural. Como ciência, investiga os factos espíritas, como filosofia explica-os, como moral aponta ao homem um roteiro ético-moral para a sua espiritualização, assente nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
 3 - Armando Monteiro refere que "O demónio é o pai da gnose, fundamento do Espiritismo, sendo o autor da religião gnóstica (fundamento do Espiritismo)".
 Qualquer pessoa que pesquise na Internet a palavra espiritismo, rapidamente percebe que é precisamente o oposto.
 O espiritismo não é mais uma religião, nem mais uma seita, mas sim um amplo movimento cultural, universal, procurando contribuir para a implementação do Reino de Deus na Terra, baseado na fraternidade, respeito mútuo, tendo como lema "Fora da caridade não há salvação".
 4 - Qualquer pessoa minimamente honesta, pode saber o que é o Espiritismo, já que existe bastante e boa bibliografia acerca do mesmo, podendo inclusive efectuar cursos básicos de espiritismo, gratuitos, online, em www.adeportugal.org (Ass. de Divulgadores de Espiritismo de Portugal - ADEP).
 5 - Numa altura em que existem em Portugal 3 associações de médicos espíritas, é no mínimo medieval a abordagem que foi feita acerca da Doutrina Espírita.
 
 
 Ficamos desde já ao vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional,
 
 P'la ADEP
 
 José Lucas
 secretário

 

O Livro dos Espíritos

le2
1º livro Codificação, parte filosófica.

O Livro dos Médiuns

lm2
2º livro Codificação
Parte científica

O Evangelho Seg. Esp.

ese2
3º livro Codificação
Parte moral

O Céu e o Inferno

ceoi2
4º livro Coficação
Vivências espirituais

A Génese

genese2
5º livro Codificação
Génese planetária

Jornal de Espiritismo

jde49topo

 

Capas JDE